Rede Super FM

Rede Super FM G1

Rede Super FM G1

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Mais de 50 municípios participam do 1º Seminário Estadual da PEC 066/2023 em Uberlândia

     Mais de 50 municípios participam do 1º Seminário Estadual da PEC 066/2023 em Uberlândia


Promovido pela coordenadora de Minas, deputada Ana Paula Leão, encontro reuniu gestores e representantes públicos para discutir a proposta que garante fôlego financeiro às prefeituras





Mais de 50 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas estiveram representados, na tarde desta segunda-feira (2), no 1º Seminário Estadual da PEC 066/2023, realizado na Câmara Municipal de Uberlândia. O evento foi promovido pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG), única parlamentar mineira integrante da Comissão Especial que analisa a proposta na Câmara dos Deputados. Ao todo, participaram mais de 15 prefeitos.


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 066/2023, já aprovada no Senado e em análise na Câmara, tem como objetivo principal aliviar o caixa das prefeituras, criando um teto para pagamento de precatórios, permitindo um novo parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios e ampliando a desvinculação de receitas. A pauta é considerada a mais importante do movimento municipalista em 2025, com impactos diretos sobre a sustentabilidade financeira dos municípios.


“A PEC representa um fôlego financeiro para os nossos municípios. Ela contribui para uma gestão mais sustentável e eficiente das cidades”, destacou Ana Paula. Ela reforçou seu compromisso com os gestores mineiros. “Tudo que foi dito será levado ao deputado Baleia Rossi, nosso relator. O que depender do meu mandato, eu quero fazer um mandato que transforma. E um mandato que transforma é trabalhar e governar junto com os municípios para que eles sejam realmente fortes”, completou.


A gravidade da situação foi destacada pelos dados apresentados durante o encontro. Atualmente, 1.381 municípios brasileiros acumulam R$ 45 bilhões em dívidas nos seus regimes próprios de previdência (RPPS). Outros 4.317 municípios possuem dívidas com o regime geral (RGPS), somando R$ 160 bilhões. Essa situação compromete os caixas municipais e inviabiliza investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura.


Como prefeito por quatro mandatos e cinco como deputado federal, Odelmo Leão também esteve presente e alertou sobre a situação dos municípios. “E vamos buscar a solução, a solução nasce aqui. Se nós todos estivermos juntos, abraçando esse momento dessa causa, nós vamos vencer. A reforma tributária, se nós não estivermos juntos na regulamentação desta reforma, nós vamos pagar a conta”, afirmou.


O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, destacou: “Ressalto seu compromisso, deputada, com esse tema que é pertinente à sobrevivência dos municípios. Nós temos que trabalhar muito pra que essa PEC passe. É um impacto bilionário para os municípios mineiros. Vocês sabem que pra retirar dos municípios é tudo muito fácil, rápido. Agora, pra recuperar alguma coisa, é a luta de sempre”.


Para Leriane, prefeita de Delta e representante da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (CISVALEGRAN), o seminário foi fundamental. “Precisamos muito dessa união da Câmara dos Deputados pra que essa PEC seja aprovada. Nós sentimos na pele a dificuldade que é fazer gestão. Hoje, nós temos uma dificuldade financeira muito grande nos nossos municípios pequenos e essa PEC veio no momento certo”, afirmou.


O deputado estadual João Júnior também fez questão de reforçar a importância da iniciativa. “É muito importante, Ana Paula, a sua participação, sua dedicação em defender o povo da região. Você foi uma secretária municipal, você é municipalista, sabe realmente onde estão as dificuldades dos prefeitos e gestores municipais”.


A mobilização dos gestores foi destacada por Cleiton Gomes da Cruz, vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (AMVAP) e prefeito de Iraí de Minas. “Quero te parabenizar, Ana Paula, por esse seminário. Hoje, essa PEC vem tratar a respeito desses parcelamentos que eu acho que serão de suma importância para os municípios. Para que a gente possa ter um fôlego, a gente que já vem sofrendo muito com a baixa arrecadação. Quem vai ganhar somos nós prefeitos, quem vai ganhar é a nossa população”, declarou.


Emílio dos Santos Boaventura, prefeito de Arapuá e representante da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (AMAPAR), fez um apelo pela união dos gestores. “Pra nós, só vêm obrigações. Enquanto 70%, 80% dos impostos ficam lá em Brasília, as obrigações ficam nos municípios. Então, temos que mostrar que a verdadeira força dos prefeitos não está no nosso individual, mas, com certeza, na nossa união de demandas e de propósitos. E a senhora Ana Paula faz muito bem quando convoca as forças políticas para entrarem juntas nessa briga”, reforçou.


O debate realizado em Uberlândia será ampliado no 2º Seminário Estadual da PEC 066/2023, que acontecerá no próximo dia 12 de junho, às 14h, no Auditório JK, na Prefeitura de Belo Horizonte. A Comissão Especial tem até 1º de julho para apreciar o mérito da proposta.

Comentários

Postagens mais visitadas